Revestimentos duram para sempre?
top of page
Buscar
  • Foto do escritorpaolaalteriodi

Revestimentos duram para sempre?

Os melhores revestimentos e a melhor forma de os conservar!





Existem vários tipos de piso, feitos de uma infinidade de materiais diferentes. Logo, eles não podem ser limpos da mesma forma. Cada um deles merece atenção especial e necessita de cuidados específicos.


Caso contrário, a durabilidade, a beleza e a estética do ambiente em sua casa podem ser comprometidos.


Atitudes como varrer o chão e passar um pano húmido frequentemente, são essenciais para remover poeiras acumuladas. Porém, não são suficientes para eliminar e evitar todo tipo de resíduos, manchas e corrosão. Para isso é necessário ter alguns cuidados extra.


Por isso, o Atelier Bossa preparou uma compilação de informações com dicas especiais para as melhores práticas para a limpeza do chão e outros revestimentos de sua casa.



PISOS DE MADEIRA

Os pisos de madeira, tal como o laminado e o vinílico, são muito escolhidos por possuírem alta durabilidade. Para garantir a sua conservação, requerem alguns cuidados constantes para os manter limpos e prolongar a sua durabilidade.


O ideal é aspirar ou varrer (com uma vassoura de cerdas macias) diariamente. E quando for necessário uma lavagem mais elaborada, é recomendado utilizar um pano humedecido – com um pouco de detergente neutro. Utilize panos de microfibra, eles absorvem 7 vezes mais sujeiras que os panos de algodão. Evite lavagens nesses tipos de pisos, já que água em abundância pode causar o estufamento da superfície.


E nada de utilizar água neste tipo de piso!



PISOS DE CERÂMICA E PORCELANATOS

A cerâmica e o porcelanato são pisos fáceis de limpar, no entanto, são delicados e requerem algum cuidado no momento da limpeza.


Primeiro, retire o excesso de poeira com uma vassoura de cerdas macias - para que o piso não fique arranhado.


Em segundo, dilua uma colher de sopa de detergente neutro para cada 5 litros de água e aplique a solução com um pano macio por todo o piso. Para finalizar, passe um pano seco para evitar possíveis manchas.


Além disso, é um revestimento muito versátil. Pode ser utilizado em salas de estar, casas de banho, cozinhas e corredores internos. Ou seja, na casa toda.



MÁRMORE E GRANITO

O mármore é uma boa solução para área externa ou interna. Está entre os tipos de revestimentos impermeáveis que tornam a limpeza da casa rápida! A melhor forma de o limpar é utilizar produtos próprios para esse tipo de aplicação, que podem ser usados com panos e esfregonas.


O granito também faz parte desta lista porque, além de ser fácil de limpar, conta com cor e textura que colaboram para que as marcas do dia a dia fiquem menos evidentes.

Este piso é indicado para áreas externas ou locais com grande circulação de pessoas. No entanto, é possível fazer aplicações do material em paredes, lavatórios e fachadas.


Assim como o granito, sua textura também não evidencia tanto a sujidade. Pode ser aplicado tanto nas áreas internas como nas externas.


Para limpar, separe detergente neutro, água, panos e mãos à obra.



PISOS DE PASTILHA

Uma das grandes vantagens das pastilhas é o facto de não absorverem produtos com facilidade e, consequentemente, não encardarirem ou mancharem com frequência.


No entanto, por serem muito utilizadas em cozinhas e casas de banho, é preciso manter uma rotina de limpeza. A solução de água com detergente neutro é a mais indicada para a lavagem deste tipo de piso e pode-se aplicar com um pano ou uma esponja. Utilizar uma escova de dentes para limpar as áreas mais difíceis como as juntas e os cantos pode ser uma boa solução..


Os pisos de pastilha apresentam composições diferentes – existem os feitos de cerâmica e até de vidro! Na sua limpeza, um sabão neutro com uma esfregona dão conta do recado.


PISO DE CARPETE

A limpeza das carpetes requer atenção especial – principalmente para quem sofre com alergias, já que o acumular de poeiras é maior e a limpeza deve ser frequente. Para limpá-lo, deve-se utilizar aspirador com movimentos leves e sem esfregar o piso. Depois, passar pano úmido e finalizar com pano seco.



PISO DE CIMENTO QUEIMADO

Os pisos de cimento queimado têm ganhado destaque nos grandes projetos de arquitetura e decoração.


Tendência tanto na parede como no chão, é fácil de limpar e pode ser higienizado com água e detergente neutro. No dia a dia, a vassoura e o aspirador de pó são grandes aliados.


No entanto, não é indicado utilizar em locais onde possa existir respingos de gordura, como na cozinha. As aplicações mais comuns são em salas de estar, paredes e até mesmo na casa de banho!



PRODUTOS PREJUDICIAIS

Produtos químicos e abrasivos, como água sanitária, desinfetantes, cloro e outros tipos de ácidos não devem ser utilizados nunca. Tendem a deixar a superfície porosa e mais suscetível a manchas, prejudicando, assim, a durabilidade e aparência dos pisos.



Conheça o Atelier Bossa!


Somos uma empresa que atua na área de arquitetura, design de interiores e construção. Estamos inseridas no mercado há 3 anos e nossos principais objetivos são projetos na tipologia “chave na mão”, em que fazemos projetos de execução e remodelação total.


Para ver o nosso trabalho pode aceder ao nosso portfólio, no site do Atelier Bossa, ou às nossas redes sociais, como o instagram ou o pinterest onde publicamos alguns dos nossos projetos e sugestões.


Se quiser mais dicas, novidades, ambientes inspiradores e muitos conteúdos, acompanhe o nosso trabalho nas redes sociais e subscreva a nossa newsletter!




















8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page